FACEBOOK

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

OSRN | POTIGUAR

FOTO: Divulgação
A Orquestra Sinfônica do RN (OSRN) foi criada através do decreto Nº 6874-a de Março de 1976 por iniciativa do então secretário de Educação e Cultura, João Faustino, passando aos quadros administrativos dessa secretaria.O primeiro regente foi o maestro Mário Câncio Justo dos Santos, que organizou e regeu a orquestra por 10 anos. A princípio contava com um quadro de 23 músicos - apenas cinco residiam na cidade de Natal - executando um repertório barroco e camerístico.Em 1989 é integrada à estrutura básica administrativa da Fundação José Augusto (FJA), pelo decreto Nº 10.338 e ingressam nelas jovens músicos norte-rio-grandenses formados principalmente através do projeto UFRN-CSU da Cidade da Esperança, além de vários professores da UFRN que atuavam no projeto. O professos e maestro Oswaldo D'Amore passa a ser o novo regente, cargo que permaneceu durante 20 anos.
A Orquestra se amplia e passa a contar com 60 músicos.
Em 2007 assume a regência o maestro André Muniz. O Padre Pedro Pereira foi o último regente da OSRN tendo regido a última apresentação da OSRN em dezembro de 2011 quando pediu demissão e a administração da Orquestra foi entregue aos músicos que estabeleceram sistema de revezamento de maestros.

Linus Lerner, regente e diretor artístico de Orquestras nos USA é o responsável pelo intercâmbio que a OSRN vai fazer na China - FOTO: Rodrigo Sena/TN
O CD da OSRN, composto por músicas populares nordestinas, tem em seu repertório peças do Carnaubense Tonheca Dantas e do Taipuense K-Ximbinho, entre clássicos do cancioneiro nordestino e peças chinesas.

FONTE: Potiguarte
Baixe o CD clicando na capa

0 comentários:

Postar um comentário