FACEBOOK

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Valéria Oliveira - IMBALANÇA (2004)

Não se deixe intimidar pela capa nada atraente. Imbalança, terceiro CD da Valéria Oliveira, é biscoito fino que foi degustado primeiro no Japão - onde a intérprete já tem público fiel e carreira regular - e lançado no mercado nacional, via Deckdisc. A produção é de Kazuo Yoshida, mas não se trata daqueles discos de bossa nova que Yoshida faz em série para a praça japonesa. Imbalança tem requinte raro nos arranjos, na produção e nas interpretações. Exemplo é a releitura cool de Coração Vagabundo, a bossa tardia de Caetano Veloso. 
Valéria transita pela MPB com incursões pela música nordestina. Cantora de voz doce e segura, ela voa com desenvoltura pelas quebradas do samba "Avião" (Djavan), fica melodiosa na canção "Mistérios" (Joyce e Maurício Maestro) e tira do baú jóia de Tião Motorista "Na Galha do Cajueiro". Escorada em estelar time de músicos, a cantora consegue até renovar clássicos batidos como a faixa-título, "Imbalança". O pifi tocado por Carlos Malta dá um toque todo original a este clássico da parceria de Luiz Gonzaga com Zé Dantas. 
O repertório irmana temas de Lenine, "Jack Soul Brasileiro", Edu Lobo, a esquecida "Chegança", em dueto terno com o autor e Chico Buarque em "Estação Derradeira", com a cuíca de Marcos Suzano. Sem impressionar,Valéria se apresenta timidamente como compositora em "Flor da Felicidade" em parceria com Kazuo Yoshida, e na canção "Fogo do Inverno". Mas isso é detalhe pequeno de um disco grandioso. Em "Canto em Qualquer Canto", a artista consegue fazer sua gravação cheia de cordas e bossa rivalizar com as de Ná Ozzetti (parceira de Itamar Assumpção no tema) e Ney Matogrosso. Isso não é pouco! O Brasil precisa ouvir essa voz potiguar que o Japão já aplaude há anos.
Fonte: clique aqui
BAIXE O CD CLICANDO NA CAPA

1. Jack Soul Brasileiro
(Lenine)
2. Avião
(Djavan)
3. Chegança
(Edu Lobo-Oduvaldo Vianna)
4. Holofotes
(Waly Salomão-Antônio Cícero-João Bosco)
5. Canto em Qualquer Canto
(Ná Ozzetti-Itamar Assumpção)
6. Imbalança
(Luiz Gonzaga-Zé Dantas)
7. Mistérios
(Joyce-Maurício Maestro)
8. Mãe Maria
(Maria Lídia)
9. Coração Vagabundo
(Caetano Veloso)
10. Na Galha do Cajueiro
(Tião Motorista)
11. Flor da Felicidade
(Kazuo Yoshida-Valéria Oliveira)
12. Estação Derradeira
(Chico Buarque)
13. Hoje é Dia de Festa
(Jorge Ben)
14. Fogo do Inverno
(Valéria Oliveira)
Local: Natal, RN, Brasil R. Erivan França, 85 - Ponta Negra, Natal - RN, 59090-100, Brasil

1 comentários:

Postar um comentário