FACEBOOK

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Projeto Retrovisor - PRA QUE SERVE A MÚSICA? (2007)

Retrovisor: um caleidoscópio para enxergar o mundo musical por outras perspectivas
Com o sonho pedindo socorro e tendo nas mãos um caleidoscópio para enxergar o mundo musical por outras perspectivas, os compositores Simona Talma, Luiz Gadelha, Ângela Castro, Valéria Oliveira e Khrystal passaram a tecer juntos o fio que liga a música autoral ao público e criaram em 2006 o projeto Retrovisor.
Todos com trabalhos sólidos no Rio Grande do Norte, Brasil afora e até no mundo - como é o caso de Valéria Oliveira - os músicos passaram a compor juntos, discutir idéias e principalmente dividir um pouco a angústia das produções. Nesse tecer de fios, o resultado é um estimulo para os músicos que estão no cenário potiguar ou fora dele. “A gente percebe a existência de compositores bons na cidade, mas não tem espaço para mostrarem seus trabalhos, por isso terminam ficando à margem, sem estímulo nenhum. E o retrovisor vem mexer um pouco nessa realidade”, disse Valéria Oliveira.
O movimento coletivo teve a chama acesa em 16 de março de 2006 quando aconteceu o show de Simona Talma produzido pelos próprios músicos e com o apoio de artistas de outras áreas, como os atores Henrique Fontes e Paula Vanina. Nesses dois anos, diferentes ações aconteceram como os projetos “Retrovisor com licença poética” e “Curta Retrô”. No primeiro um dos músicos do Retrovisor convidava um poeta transformando noites na Casa da Ribeira em um sarau musical. No segundo, cada músico do Retrovisor fez uma apresentação especial após a exibição de curtas-metragens com cineastas locais. “A gente diverte junto, estuda junto, compõe junto sem abandonarmos nossos trabalhos pessoais. E assim a gente se completa e consegue sonhar”, contou Simona Talma ao Viva Viver.
Esse sonho, como eles explicam no texto de apresentação do projeto é simplesmente o desejo de cinco músicos com suas carreiras individuais unidos em prol de uma causa, “fazer música de qualidade, pois num mundo de vaidades, como o da vida artística, esta união surgiu de forma espontânea, concebida dentro de um conceito que a boa música era o objetivo maior. Talvez intrigados com a falta de música autoral que permeia os meios de comunicação do RN e do Brasil, o PROJETO RETROVISOR, como que rompendo uma camisa de força, surge para os ouvidos dos brasileiros, com muita força e inteligência, confirmando o talento dos cinco componentes do projeto e abrindo uma perspectiva de novos sons e novas letras, num mundo musical tão ruim como o mundo que habita os meios de comunicação do Brasil, com raríssimas exceções”.
Com shows sempre reflexivos sobre a realidade dos músicos que trabalham suas canções autorais, o grupo levou para a Feira da Música em 2007 a apresentação, “Música não é só o que você ouve na rádio” e logo depois apresentaram o “Pra que serve a música?”.
E assim seguem como um protesto, grito, movimento tecendo fios pela vida, unindo lãs uns aos outros, tecendo novelos fortes e musicais que podem ser vistos por calidoscópios gigantes ampliando o mundo.
Fonte: clique aqui 

BAIXE O CD CLICANDO NA CAPA
Local: Natal, RN, Brasil Ponta Negra, Natal - RN, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário